documentário | fotografia


frutas doces, vidas amargas '13
(bahia, pernambuco e rio grande do norte - 2019)

o projeto

 

Curta-metragem produzido pela Papel Social, com realização da Oxfam Brasil, mostra resultado da viagem de campo feita para averiguar a situação de vida e trabalho de quem produz as frutas que compramos nos supermercados.

 

Os grandes supermercados do mundo estão lucrando bilhões ano após ano a um custo muito alto: péssimas condições de trabalho, pobreza e sofrimento para milhões de homens e mulheres trabalhadoras e agricultores em diversas partes do planeta. A situação é tão desesperadora que muitos dos que produzem nossos alimentos mal têm o que comer.

Carrefour, Pão de Açúcar e Big (ex-Walmart) estão vendendo frutas com sofrimento humano. Milhares de pessoas que plantam e colhem essas frutas não conseguem ter uma vida digna por terem baixos salários, empregos temporários e altos riscos de contaminação por agrotóxicos. Enquanto a uva, a manga e o melão brasileiros fazem sucesso pelo mundo, os trabalhadores que produziram essas frutas estão entre os 20% mais pobres do Brasil.

 

“Eu acho que os supermercados não sabem como é a vida da gente, trabalhador. Porque é tipo um trabalho escravo. Eu acho que eles deveriam ser informados para tentar amenizar a nossa situação.”

 

Para mais informações do relatório produzido pela Oxfam Brasil, acesse o link da campanha: www.oxfambrasil/supermercados 

Direção: Marques Casara
Produção: André Picolotto e Luara Wandelli Loth
Direção de Fotografia: Vitor Shimomura
Montagem: Vitor Shimomura