documentário | fotografia


vidas tragadas 32'
(paraná, santa catarina, rio grande do sul - 2018/2019)

o projeto

 

Vidas Tragadas é resultado de um ano de investigação jornalística sobre as condições de trabalho dos agricultores familiares responsáveis pela produção de fumo no país, segundo maior produtor mundial de tabaco e fornecedor das principais empresas do setor, como British American Tobacco (BAT), Philip Morris International, China National Tobacco Corporation, Imperial Tobacco Group e Japan Tobacco International.

 

O cenário encontrado durante a produção na região Sul do país, que concentra quase toda a produção brasileira, foi o de agricultores familiares em jornadas extenuantes, expostos a agrotóxicos e contaminados por overdoses de nicotina. Médicos e cientistas associam o cultivo do fumo aos alarmantes índices de depressão e suicídios registrados em todos os polos produtivos.
 

O trabalho infantil também está presente. Adolescentes trabalham tanto para a própria família quanto para empreiteiros de mão de obra, em áreas de cultivo integradas às empresas.

 

Os autores do filme percorreram 5 mil quilômetros entre os três estados do Sul do país. A pesquisa foi conduzida por jornalistas da Papel Social, organização especializada na identificação de violações de direitos humanos em cadeias produtivas. O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e a Associação Paranaense de Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos (Apreas) foram os apoiadores deste projeto.

 

O filme, com duração de 32 minutos, traz entrevistas inéditas com famílias de agricultores, adolescentes em situação de trabalho infantil, pesquisadores, agentes de saúde e professores das regiões produtoras de fumo. O trabalho também rendeu um livro-reportagem, lançado no mês de outubro, nos três estados.

Para acessar o relatório completo do trabalho, acesse o site: http://papelsocial.com.br/projeto_tabaco.php

Direção: Marques Casara       
Produção: Thais Ferraz e Vitor Shimomura
Direção de Fotografia: Vitor Shimomura
Montagem: Vitor Shimomura